Google+

sábado, março 05, 2011

A FUNDAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA E CONSTANTINO

Você já ouviu falar que a Igreja Católica surgiu no 4º século a partir de Constantino Magno, imperador romano?É muita ingenuidade histórica de quem espalha uma tolice dessas. Mas estão espalhando. Pois bem, venho aqui contribuir para desmascarar mais essa grossa mentira. Se é mesmo verdade que a Igreja Católica só surgiu no quarto século com Constantino, então, QUE IGREJA ERA ESSA, pois, QUE EXISTIA ANTES DE CONSTANTINO e que tinha exatamente as mesmas doutrinas da Igreja Católica Apostólica Romana hoje?
.
Por exemplo,
.
1- que Igreja era essa que já se chamava CATÓLICA. (A expressão "Igreja Católica" já se encontra nos escritos de Santo Inácio de Antioquia +107 aproximadamente, onde se lê:
"Onde quer que se apresente o Bispo, aí esteja também a comunidade, assim como a presença de Cristo Jesus nos assegura a presença da Igreja Católica"- (Aos Esmirnenses 8, 2).
.
2- que Igreja era essa que dizia que os romanos têm a primazia e que todas as comunidades deveriam entrar em acordo com a Igreja de Roma? (Ver ainda o mesmo Sto Inácio de Antioquia, morto em 107).
.
3- que Igreja era essa que ANTES de Constantino já batizava crianças, exatamente como fazemos nós católicos hoje? (Ver, por exemplo, CIPRIANO – "Do batismo e da graça não devemos afastar as crianças."- +258 dC. - Carta a Fido ou ainda ORÍGENES – "A igreja recebeu dos Apóstolos a tradição de dar batismo também aos recém-nascidos."185-255 dC. Epist. ad Rom. Livro 5,9). 4- que Igreja era essa que já orava pelos mortos? (É só ver os testemunhos dos epitáfios e de Tertuliano, morto em 220)
.
5- que Igreja era essa que interpretava Mt 16,18 exatamente como nós romanos interpretamos hoje dizendo que a pedra ali é Pedro? (Todos os sucessores dos apóstolos atestam o primado de Pedro e dos seus sucessores, como, por exemplo: 1. Tertuliano: "A Igreja foi construída sobre Pedro" ; 2. S. Cipriano: "Sobre um só foi construída a Igreja: Pedro" ; Santo Ambrósio: "Onde há Pedro, aí há a Igreja de Jesus Cristo" .).
.
6- que Igreja era essa que NÃO ACREDITAVA que a Bíblia fosse a única regra de fé, mas já falava na autoridade da Tradição e do magistério da Igreja, exatamente como fazem hoje os católicos? (Sto. Irineu de Lião- +202: "Quando são [os gnósticos] vencidos pelos argumentos tirados das Escrituras retorcem a acusação contra as próprias Escrituras, (...) E quando, por nossa vez, os levamos à Tradição que vem dos apóstolos e que é conservada nas várias igrejas, pela sucessão dos presbíteros, então se opõem à tradição." (Contra as Heresias 2,1-2 Livro III e disse ainda o santo: "A mensagem da Igreja é, portanto, verídica e sólida, pois é nela que um único caminho de salvação aparece no mundo inteiro" (Contra as Heresias 5,20,1).
.
7- que Igreja era essa que já chamava Maria de mãe de Deus? (S. Dionísio Areopagita: "Maria é feita Mãe de Deus, para a salvação dos infelizes." - S. Dion. in revel. S. Brigit. Orígenes (Sec. II) escreveu: "Maria é Mãe de Deus, unigênito do Rei e criador de tudo o que existe"
.
8- que Igreja era essa que já acreditava que Deus é três pessoas em uma só essência? (Basta ver os testemunhos dos mesmos Pais da Igreja acima citados). 9- que Igreja era essa que já usava imagens? (Basta ver a imensa quantidade de imagens que os cristãos já usavam nas catacumbas. E todas ANTES DE CONSTANTINO).
.
10- que Igreja era essa que já acreditava na Eucaristia? ("Esta comida nós chamamos Eucaristia, da qual ninguém é permitido participar, exceto o que creia que as coisas nós ensinamos são verdadeiras, e tenha recebido o batismo para perdão de pecados e renascimento, e que vive como Cristo nos ordenou. Nós não recebemos essas espécies como pão comum ou bebida comum; mas como Cristo Jesus nosso Salvador, que se encarnou pela Palavra de Deus, se fez carne e sangue para nossa salvação, assim também nós temos ensinado que o alimento consagrado pela Palavra da oração que vem dele, de que a carne e o sangue são, por transformação, a carne e sangue daquele Jesus Encarnado." - São Justino, I Apologia, Cap. 66, cerca de 148-155 d.C. ).
.
11- que Igreja era essa que acreditava que Pedro fora o primeiro bispo de Roma e, portanto, o líder oficial da Igreja, ou seja, um Papa? (No século II Santo Irineu de Lyon- 130-202 aprox., escreve na sua grande obra: Contra as heresias: "Mateus, achando-se entre os hebreus, escreveu o Evangelho na língua deles, enquanto Pedro e Paulo evangelizavam em Roma e fundavam a Igreja" (L.3, C.1, n.1, v.4)
.
12- que Igreja era essa que já acreditava na vida após a morte e na intercessão dos santos mesmo pós-morte? (Ver a ata do martírio de São Policarpo, no século II).
(Orig. Hom. I, in divers.)
13- que igreja era essa que já tinha o domingo como o dia do Senhor? (Tertuliano- +220: “Da mesma maneira, se dedicamos o dia do sol para nossas celebrações, é por uma razão muito diferente da dos adoradores do sol. Temos alguma semelhança convosco que dedicais o dia de Saturno (Sábado) para repouso e prazer, embora também estejais muito distantes dos costumes judeus, os quais certamente ignorais" ( Apologia part. IV cap. 16).
.
São Justino- †165: “No dia chamado do Sol (= domingo) celebra-se uma reunião dos que moram nas cidades ou nos campos e ali se lêem, quando o tempo permite, a memória dos apóstolos ou os escritos dos profetas... Celebramos esta reunião no dia do Sol, por ser o primeiro, aquele em que Deus, transformando as trevas e a matéria, fez o mundo; o dia também em que Jesus Cristo, nosso Salvador, ressuscitou dos mortos”. (Apologia I, 65-67)
.
Santo Inácio de Antioquia: "Aqueles que viviam na antiga ordem de coisas chegaram à nova esperança, e não observam mais o sábado, mas o dia do Senhor, em que a nossa vida se levantou por meio dele e da sua morte” . (aos Magnésios. 101 d.C. ).
.
14- que igreja era essa que já creditava no purgatório?- Tertuliano (160-220) na carta (De Monogamia 10) prega o purgatório; e Clemente de Alexandria em 202, um dos teólogos mais importantes de Alexandria, explicou o Purgatório (Stromata, 6:14,in ANF,II:504).
.
15- que Igreja era essa que, que, que, que, que, que... Vou parar por aqui, pois senão, não termino mais o tópico.
.
Com que Igreja hoje a Igreja de ANTES DE CONSTANTINO, como foi provado acima, se parece? Poderiam honestamente nos responder?

Gaudium Press - Notícias Católicas

Noticias de ACI Digital - Brasil

Noticias de ACI Digital - Mundo

ZENIT - O mundo visto de Roma

  ©Servos de Maria - ADISEMA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo