Google+

sexta-feira, abril 08, 2011

Ateísmo x Religiões - O Progresso vem de Deus! [A Linguagem de Deus!]


No vídeo acima postado, Junior faz uma crítica à corrente neo-ateísta de pensamento, que vem tentando se consolidar nos últimos anos através de livros de pessoas como Richard Dawkins, Christopher Hitchens e Sam Harris. Estes homens mascaram seu anticlericalismo com argumentos pseudocientíficos e fazem o possível para denegrir a imagem da religião, taxando-a de inimiga do progresso, da razão, da Civilização et cetera. Mas será isso realmente verdade? A história nos mostra que essas críticas simplesmente não têm fundamentos. Foi no berço do Cristianismo que a ciência pôde se desenvolver… Foi graças à genialidade de homens de fé como Agostinho, Tomás de Aquino, Roger Bacon – sem falar da atuação providencial de um número incontável de jesuítas em pesquisas científicas – que diversas áreas do conhecimento puderam progredir e levar o homem de hoje a perscrutar melhor o mundo que nos cerca.
Mas, quanta ingratidão!, hoje o homem dá as costas à Igreja que construiu a nossa Civilização. Finalmente aquela concepção non-sense de que a Idade Média seria uma “era das trevas” está sendo gradualmente derrubada, mas ainda há muito a ser feito, reconheçamos. Quem recebe nas universidades uma instrução anticlerical e acaba por combater de todas as formas qualquer tipo de religião, em especial a cristã, alegando ser ela obscurantista e obsoleta, mal sabe, p. ex., que o ambiente no qual ela recebeu formação acadêmica só existe hoje graças à ação da Igreja Católica – vale lembrar que as universidades nascem na Europa medieval, no século XII.
Todos esses comentários são complementos àquilo que foi falado no vídeo acima, que é, aliás, de ótima qualidade. Nele, há refutações às ideias de que a moralidade objetiva não teria necessitado da religião para existir, de que a teoria da evolução estaria em oposição com a fé no Criacionismo bíblico – coisa que pode ser facilmente explicada com a simples leitura de Santo Agostinho –, entre outros comentários importantes sobre a contribuição do Cristianismo para o desenvolvimento da ciência na Civilização Ocidental. Por essas e outras coisas, recomendo enfaticamente que assistam ao vídeo – e não é nem preciso dizer por que se deve subscrever o canal do Junior Rosariano no YouTube.
No final do vídeo, uma frase que merece destaque: A religião é a mãe da ciência, não o ateísmo.

 


     A descrição acima é do blog ecclesia Una

Gaudium Press - Notícias Católicas

Noticias de ACI Digital - Brasil

Noticias de ACI Digital - Mundo

ZENIT - O mundo visto de Roma

  ©Servos de Maria - ADISEMA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo