Google+

terça-feira, março 04, 2014

A abstinência de alimentos em dia santo é bíblica ?


Todos os alimentos criados por Deus e são bons não devem ser rejeitados 1Tm 4,4-5 ;Mc 7,18-23
I Tm4,4 - Pois tudo o que Deus criou é bom e nada há de reprovável, quando se usa com ação de graças.
5. Porque se torna santificado pela palavra de Deus e pela oração
.
Marcos 7,18-23
18. Respondeu-lhes: Sois também vós assim ignorantes? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode tornar impuro,
19. porque não lhe entra no coração, mas vai ao ventre e dali segue sua lei natural? Assim ele declarava puros todos os alimentos. E acrescentava:
20. Ora, o que sai do homem, isso é que mancha o homem.
21. Porque é do interior do coração dos homens que procedem os maus pensamentos: devassidões, roubos, assassinatos,
22. adultérios, cobiças, perversidades, fraudes, desonestidade, inveja, difamação, orgulho e insensatez.
23. Todos estes vícios procedem de dentro e tornam impuro o homem.


O povo de Deus em alguns momentos da história foi convidado a se abster e se colocar em Jejum e oração. Podemos citar quando Deus no livro de levítico pede para o povo se afastar de comidas que contenham sangue (Lev 19,26)(Lev 22,8) Deus pede que seu povo jejue e ore incessantemente fazendo suplicas (Is 58,6-7)( I Ts 5,17)(Ef 5,20)( Ef,6,18). Jesus relata que chegariam dias em que o povo Jejuaria,e a haveriam dias que comeriam.Entretanto no protestantismo existem “igrejas” judaizantes que se privam permanentemente da comida citada nos versículos acima que vai contrariamente à palavra de Deus.
Levítico 19,26 Não comereis nada que contenha sangue.
Levítico 22,8 Não comerá um animal morto por si, ou dilacerado, para não ser contaminado por ele. Eu sou o Senhor.
Isaias 58,6. Sabeis qual é o jejum que eu aprecio? - diz o Senhor Deus: É romper as cadeias injustas, desatar as cordas do jugo, mandar embora livres os oprimidos, e quebrar toda espécie de jugo.
7. É repartir seu alimento com o esfaimado, dar abrigo aos infelizes sem asilo, vestir os maltrapilhos, em lugar de desviar-se de seu semelhante.

Efésios 5,20. Rendei graças, sem cessar e por todas as coisas, a Deus Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!
Efésios 6,18. Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos.
1º Tessalonicenses 5,17. Orai sem cessar.
Mateus 9,14. Então os discípulos de João, dirigindo-se a ele, perguntaram: "Por que jejuamos nós e os fariseus, e os teus discípulos não?"
15. Jesus respondeu: Podem os amigos do esposo afligir-se enquanto o esposo está com eles? Dias virão em que lhes será tirado o esposo. Então eles jejuarão.
16. Ninguém põe um remendo de pano novo numa veste velha, porque arrancaria uma parte da veste e o rasgão ficaria pior.
17. Não se coloca tampouco vinho novo em odres velhos; do contrário, os odres se rompem, o vinho se derrama e os odres se perdem. Coloca-se, porém, o vinho novo em odres novos, e assim tanto um como outro se conservam.

      A Igreja apenas em duas eventualidades pede a abstenção de carne como bem mostramos acima Deus nos pede o Jejum e a oração conforme nos coloca o evangelista Mateus chegarão dias que Jejuarão (Cf. Mat. 9,15) mostramos que Deus Pai no Antigo Testamento fizera um pedido bem igualitário aquele que santa Igreja propõe, consequentemente algumas facções da atualidade retiram dos seus adeptos permanentemente carne de porco, chás, e etc. O povo de Deus é  convidado a  se retirar em oração assim como fez o próprio Jesus Cristo se retirando ao deserto para sua oração. (Cf. Luc 4)

Gaudium Press - Notícias Católicas

Noticias de ACI Digital - Brasil

Noticias de ACI Digital - Mundo

ZENIT - O mundo visto de Roma

  ©Servos de Maria - ADISEMA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo