Google+

quarta-feira, setembro 03, 2014

É Permitido Rezar Pelos Mortos?


Sim, porque os primeiros cristãos já tinham a pratica da oração pelos mortos, se nos reportamos a doutrina dos doze apóstolos a Didaqué nos ensina: “Ao fazerdes as vossas comemorações reuni-vos, lede as Sagradas Escrituras ... tanto em vossas assembleias quanto nos cemitérios. O Pão duro que tiver santificado, oferecei-o orando pelos mortos.”
As sagradas escrituras por diversas vezes nos mostram que desde a geração de Jacó o povo de Deus pedia pelos mortos, basta consultarmos o livro do Genesis 50,9-10. Tertuliano que foi bispo de Catargo ensinava aos primeiros seguidores de Cristo: “Esposa reza pela alma de seu esposo e pede para ele refrigério, e que volte a reunir-se com ele na ressurreição; Oferece sufrágio todos os dias aniversários de sua morte”. (De Monogamia 10)
O Rei Davi ao perder seu amigo Jônatas e seu pai Saul compõe uma canção fúnebre. (2 Samuel 1,17-27). O que reforça ainda mais a pratica oracional feita pela Igreja Católica. São Cirilo de Jerusalém nos ensina- “Enfim também rezamos pelos santos padres e bispos e defuntos e por todos em geral que entre vós viveram.” Os apóstolos também rezaram por onesíforo e por sua família. (2 Timóteo 1,16-18)
Existia alguma celebração póstuma no antigo testamento?
Sim o povo de Deus conforme nos relata o livro de Juízes 11,39-40 guardava luto pela filha de Jefté. Por estes motivos a Igreja de Jesus Cristo mantém todas as praticas do povo eleito de Deus.

Gaudium Press - Notícias Católicas

Noticias de ACI Digital - Brasil

Noticias de ACI Digital - Mundo

ZENIT - O mundo visto de Roma

  ©Servos de Maria - ADISEMA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo